O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objetivos Globais ou Agenda 2030, são resultados de um esforço mundial para promoção do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões e em todos os lugares do planeta. Lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio de 193 países, são um chamado universal para proteção do planeta, para erradicar a pobreza e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade, conforme expresso no documento "Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável"

Organizado em 17 objetivos e 169 metas são um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz, promover a liberdade, e reconhece a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões como o maior desafio ao desenvolvimento sustentável. Mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, e requer uma parceria global, com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, e mídia para a sua implementação.

Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros

No dia 16 de maio de 2019, foi realizado em Montes Claros o Fórum de Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, reuniram-se na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, dezenas de organizações da sociedade civil em um evento apartidário, organizado para pensar a cidade sob a ótica dos 17 objetivos, conforme proposto e recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).







Agenda ODS Montes Claros

A Agenda ODS Montes Claros foi elaborada pelas organizações da sociedade civil, com o objetivo de implementar em nossa cidade ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Dentre as iniciativas propostas, podemos destacar:

  • Criação do Observatório do Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros;
  • Implementação de um Portfólio de Projetos, com o objetivo de tornar a cidade mais inclusiva, segura e sustentável
  • Realização do HackinMoc, maratona de desenvolvimento de aplicativos que promovam soluções para a sustentabilidade da cidade em todas as suas dimensões;
  • Organização do Simpósio “Montes Claros e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, evento técnico científico com o objetivo de discutir a importância e estratégias de implementação dos ODS em nossa cidade;
  • Divulgação do “Pacto Global” para o setor privado, de modo a incentivar a adoção pelas empresas dos compromissos relacionados ao desenvolvimento sustentável;
  • Criação do Fórum Jovem Líder Sustentável, de modo a envolver os adolescentes e jovens da cidade na implementação da agenda;
  • Celebração anualmente no dia 25 de setembro do Dia dos ODS, de modo a tornar os objetivos e a agenda mais conhecido entre a população.

Observatório ODS de Montes Claros

O Observatório do Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros é um espaço democrático, apartidário, sem fins lucrativos, planejado e gerido pela sociedade civil organizada, com o objetivo de monitorar os indicadores e metas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a partir da produção, análise e disponibilização de informações de natureza urbana, social e econômica.

Objetivo Geral

Monitorar no âmbito local a evolução dos indicadores e metas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para o período 2015-2030

Objetivos Específicos

  • Ampliar o nível de conhecimento sobre os ODS pelos diferentes atores no município - poder público, empresas e entidades privadas, sociedade civil organizada e instituições de ensino e pesquisa;
  • Mobilizar a população para o acompanhamento dos ODS em Montes Claros e para cobrar ações para o seu atingimento;
  • Colaborar para a elaboração de políticas públicas efetivas no alcance das metas propostas;
  • Valorizar e dar visibilidade às boas práticas que contribuam para o alcance das metas dos ODS.

Projetos em Implementação

Projeto Um Milhão de Árvores

Objetivo Geral

Promover a expansão da área arborizada através do plantio, adoção, manutenção e poda de árvores na área urbana, rural e em unidades de conservação.

Objetivos Específicos

  • Sensibilizar a população sobre a importância e benefícios da expansão da área arborizada;
  • Promover o plantio, manutenção e poda de árvores no município;
  • Incentivar a adoção de árvores pelos moradores;
  • Criar estratégias de financiamento para os projetos de plantio de árvores;
  • Monitorar o comportamento da área arborizada da cidade e o cuidado com as espécimes existentes;
  • Incentivar projetos e iniciativas da sociedade com o mesmo propósito.

Projeto Hortas Urbanas

Objetivo Geral

Promover a requalificação de áreas abandonadas ou mal cuidadas no perímetro urbano com construção de hortas de uso coletivo.

Objetivos Específicos

  • Requalificar áreas abandonadas ou mal cuidadas, dando-as um uso coletivo;
  • Contribuir para a sustentabilidade da cidade, a promoção da biodiversidade, a retenção da água da chuva, a redução de ilhas de calor, e a melhoria da qualidade do ar;
  • Melhorar a qualidade e a segurança alimentar da população;
  • Promover o convívio social entre os moradores;
  • Proporcionar às crianças e jovens a oportunidade do contato com as práticas de cultivo de alimentos.

Projeto Praças e Parques

Objetivo Geral

Contribuir com a melhoria e requalificação das praças e parques para que voltem a se tornar espaços de convívio para a população.

Objetivos Específicos

  • Realizar mutirões de manutenção e limpeza das praças, parques e demais áreas verdes da cidade;
  • Promover campanhas de valorização e incentivo ao uso das praças e parques pela população;
  • Articular a melhoria dos serviços púbicos nesses espaços, especialmente a iluminação e a segurança.

Projetos Futuros

Projeto Casa: mutirões para melhoria e reforma de habitações em condições de vulnerabilidade.

Projeto Nossa História: sinalização indicativa nos prédios e edifícios de interesse histórico e cultural, com nome, data de criação e breve descritivo de sua história e importância.

Projeto Dia sem Carro: campanha para incentivar o uso de transporte público, por bicicleta ou deslocamentos à pé um dia por ano.

Projeto Jogue Certo: incentivo a implantação de coleta seletiva de lixo em empresas e residências, e destinação do lixo à cooperativas de catadores, e mobilização da sociedade um dia por ano para limpeza das áreas de uso coletivo.

Projeto Cidade de Bike: criação e manutenção de ciclovias na cidade, incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, e campanhas de conscientização para respeito ao ciclista no trânsito.