Portal

Associação Presente pretende atender 2000 pessoas nesta edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer


A Associação Presente Padre Tiãozinho realiza na próxima sexta-feira, dia 17 de abril, na Praça Doutor Carlos, em Montes Claros, a 5° edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer

Mutirão contra o câncer será realizado na próxima sexta-feira, na praça Dr. Carlos
Crédito: Divulgação

A Associação Presente Padre Tiãozinho realiza na próxima sexta-feira, dia 17 de abril, na Praça Doutor Carlos, em Montes Claros, a 5° edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer. Na edição passada, 1817 pessoas passaram pelo local e receberam atendimento e realizaram exames, destas, cerca de 39 foram diagnosticadas com a doença e começaram o tratamento logo em seguida.

Dona Maria Eunice Fonseca Mendes, de 55 anos, anualmente fazia exames de prevenção e mamografias, e não sentia sintoma nenhum. Em 2013 ela passava pela Praça Doutor Carlos e resolveu parar para fazer os exames durante o Mutirão. Uma mamografia foi realizada e o câncer de mama diagnosticado. "Eu estava passando, vi a movimentação e resolvi parar. Não pude fazer o exame na hora, mas eles marcaram e logo após eu fui ao hospital e fiz o exame. Deu positivo. Fiz um ultrassom para confirmar e em fevereiro de 2014 fiz a minha cirurgia. Hoje eu estou bem, só faço fisioterapia e meus últimos resultados foram ótimos", disse. Maria Eunice diz que o Mutirão é muito importante e que as pessoas não podem perder essa oportunidade. "Quem estiver passando pela praça Doutor Carlos precisa parar porque eu não sentia nada e foi lá que eu descobri que estava com câncer", aconselha.

O Mutirão acontece desde 2011 e apresenta um crescimento significativo ao longo dos anos. Entre 2012 e 2013, o número de atendimentos mais que dobrou, pulou de 600 para 1254. E de 2013 para 2014, outro crescimento, a ação registrou 1817 atendimentos, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.

O objetivo do evento é orientar e diagnosticar casos de câncer imediatamente, e para alcançar essa meta, este ano serão 150 voluntários, entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas e acadêmicos, que estarão disponíveis para realizar exames com o intuito de diagnosticar câncer de mama, boca, pele, colo uterino e próstata. Serão oito tendas consultórios com atendimento gratuito à população.

Para esta edição, a Associação Presente espera atender cerca de 2.000 pessoas. Serão realizados exames clínicos, mamografias, PSA e outros.

A Associação

A Associação Presente Padre Tiãozinho atua há 11 anos em Montes Claros e tem como missão promover a assistência, cuidado e amparo a jovens, adultos e idoso carentes com câncer e atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A Entidade está localizada no Bairro Canelas, numa sede com mais de 700 m² de área construída e capacidade para hospedar 32 pacientes. A estrutura tem capela, refeitório, salas de atendimento, ateliê para a realização de trabalhos manuais e terapias ocupacionais e oito quartos para pacientes e acompanhantes.

mutirão prevenção câncer

Jornal O Norte


15 de abril de 2015



Compartilhe:

Outras Notícias