Portal

Divina Providência capacita mais 228 profissionais em seis cursos em Montes Claros

Entidade perto de alcançar 3 mil trabalhadores qualificados na cidade
Crédito: Divulgação

O Centro de Formação Profissional Divina Providência de Montes Claros capacitou mais 228 profissionais em seis cursos, oferecidos gratuitamente. A formatura foi realizada terça-feira (24/07), na sede da entidade, na Avenida Mestra Fininha, 2.409, no Bairro Morada do Sol.

Foram formados profissionais nos cursos de Auxiliar Administrativo (70), Cabeleireiro (25), Estética Facial e Corporal (25), Informática (52), Manicure e Pedicure (22) e Padaria (34). Com mais esta formatura, o Sistema Divina Providência chegou à marca de 2.940 pessoas capacitadas para o mercado de trabalho no município, sendo a grande maioria adolescentes e jovens, integrantes de familias de baixa renda.

A cerimônia de formatura contou com as presenças de autoridades, empresários, diretores e colaboradores do Sistema Divina Providência. Entre outros, participaram do evento o secretário municipal de Educação de Montes Claros, Benedito Said - que também é colaborador da instituição; a deputada federal Raquel Muniz; o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Claudio Prates, e o vice-presidente da Divina Providência, Paulo Dakota, além de representantes de universidades e de outras instituições de ensino. A solenidade contou também com as presenças de dezenas de familiares dos profissionais formados.

O presidente do Sistema Divina Providência em Montes Claros, o empresário Paulo César Santiago, destaca que a promoção dos cursos de qualificação profissional está sendo possível graças à participação dos parceiros e colaboradores da instituição.

Uma importante fonte de recursos é o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), com doações pelos contribuintes ao fazer a declaração do Imposto de Renda. Podem ser destinados até 6% do valor devido do IR para a entidade devidamente cadastrada no Fundo. Além disso, são promovidos eventos com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção das atividades.

Paulo César Santiago ressalta que o Sistema Divina Providência desenvolve ações junto a empresas parceiras, a fim de assegurar a entrada no mercado de trabalho dos profissionais qualificados em seus cursos. A meta é que pelo menos 30% dos trabalhadores qualificados sejam diplomados já com o encaminhamento para o emprego. "Os outros 70% saem treinados para também entrarem no mercado de trabalho em curto espaço de tempo", afirma o presidente da Divina Providência.

Nesse sentido, lembra, a Divina Providência está em entendimento com a diretoria da empresa Coteminas, visando a assinatura de um convênio para a contratação pela indústria têxtil de pessoas formadas no curso de corte e costura.

Ele ressalta que um diferencial dos cursos gratuitos do Sistema Divina Providência é que os alunos são treinados com atividades práticas. Recebem também orientação sobre os princípios éticos e morais e valores como honestidade, responsabilidade e compromisso com o serviço. Além disso, os cursos são ministrados por profissionais com grande capacidade e conhecimento nas áreas específicas. "Isso faz com que a contratação de um ex-aluno dos nossos cursos é altamente vantajosa para o empregador. Pois, ele já contrata um profissional treinado e capacitado, com a experiência de ter passado por um curso com conhecimento prático. O Sistema Divina Providência capacita e entrega trabalhadores prontos para o mercado", afirma Santiago.

Ele lembra que o empregador pode solicitar à Divina Providência o encaminhamento de um ex-aluno de qualquer dos seus cursos para uma fase de testes na empresa. "Se o empresário entender que não deseja contratar o ex-aluno, por algum motivo qualquer, ele tem a opção de solicitar o encaminhamento de outro profissional", destaca o presidente do Sistema Divina Providência em Montes Claros.

capacitação

Educadora News


30 de julho de 2018



Compartilhe:

Outras Notícias