Portal

Projeto Social de MOC se destaca nos campeonatos Mineiro e Brasileiro de artes marciais

Atletas na abertura da competição
Crédito: Divulgação

Cinco adolescentes, atletas de Judô, foram campeões no Campeonato Mineiro de Judô em Pirapora, Norte de Minas, neste sábado (21). A turma faz parte da Associação Cássio Werneck, um projeto social que ajuda crianças carentes através do esporte. A competição é organizada pela Liga Mineira de Judô (LMJ).

No início do mês de outubro os lutadores também brilharam no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, realizado em Montes Claros, pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Internacional (CBJJI). Foram oito campeões brasileiros, dessa vez no Jiu Jitsu, todos alunos da Associação.

O trabalho é feito com crianças de 06 a 15 anos, são oferecidas as modalidades de Jiu-Jitsu e Judô de forma gratuita. A fundação foi em 2017 e a formalização em 2018. Atualmente são atendidos 56 adolescentes e crianças.

A história do projeto

Foi criado por Cássio Werneck, professor de Jiu-Jitsu, com foco no atendimento de crianças nas categorias de Jiu-Jitsu e, posteriormente, em Judô, como conta o atual presidente, Professor Helmer Oliveira. “O projeto nasceu do sonho do Cássio Werneck em oferecer artes marciais de forma gratuita para a população de baixa renda e nós continuamos com o projeto com o mesmo nome de registro”, explica.

O professor Helmer Oliveira falou ao Portal Webterra sobre a trajetória dele dentro da associação. “No ano de 2020 Cássio faleceu devido a problemas cardíacos e aí ficamos com dúvida de seguir ou não com o projeto, mas o nosso vice-presidente na época, o sensei Washington Andrade, assumiu a presidência e conduziu até o ano de 2023, quando eu me tornei presidente no mês de junho”, explica.

O professor Helmer fala também da importância dessa atividade. “Além de retirar as crianças das ruas por meio do esporte, o projeto busca inserir crianças e adolescentes na sociedade, no trabalho, no bem social, nós cobramos que todos estudem muito”, celebra.

Títulos conquistados

Pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Internacional. (CBJJI)

5 campeões mundiais de Jiu Jitsu

6 vice-campeões mundiais de jiu jitsu

8 campeões brasileiros de jiu jitsu

1 vice-campeão brasileiro de jiu jitsu

Pela Confederação Internacional Interclubes de Judô (CIIJ)

12 campeões brasileiros de judô

5 bi-campeões brasileiros de judô

Pela Liga Mineira de Judô (LMJ)

5 campeões mineiros de judô

Pela Federação Mineira de Jiu Jitsu Esportivo (FMJJE)

8 campões mineiros de Jiu Jitsu

Além de diversos títulos regionais.

Ajude o projeto

A Associação vive de doações e ainda assim está conseguindo formar muitos atletas e conquistar títulos, como explica o presidente Helmer. “Atuamos somente com contribuições e estamos fazendo um excelente trabalho levando o nome de Montes Claros para fora do estado e para todo o Brasil”, comemora.

Para quem deseja ajudar basta procuar a sede do projeto que fica na Rua Cândido Canela, nº 22, no bairro José Carlos de Lima, Montes Claros(MG). Ou, se preferir, via PIX com a chave (38) 99140-8310, em nome de Helmer Marcus Ramos Oliveira.

judô jiu jitsu

webterra


25 de outubro de 2023



Compartilhe:

Outras Notícias