Portal

Projeto aprovado cria horta para alunos e famílias carentes

O professor e o projeto
Crédito: Divulgação

O projeto "Horta comunitária na escola: sustentabilidade, saúde e solidariedade", criado pelo professor de Biologia Otávio Cardoso Filho, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais foi aprovado em chamamento público para financiamento de projetos ambientais realizado pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) de Montes Claros e com isso, 50 alunos e seus familiares serão beneficiados com a medida. O objetivo da chamada pública é estimular a temática ambiental que privilegie a preservação e conservação do meio ambiente, a educação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável e, assim, contribuir com a melhoria ambiental, sustentabilidade e, consequentemente, com a qualidade de vida da população.

O projeto do professor Otávio foi contemplado no eixo horticultura comunitária urbana. O projeto atenderá estudantes do ensino técnico integrado, técnico subsequente e ensino superior do IFNMG-Montes Claros e 50 famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social, com renda per capta mensal abaixo de um salário mínimo. "A ideia é envolver o alunos efetivamente na produção, para que entendam e pratiquem a sustentabilidade no meio produtivo", afirma Otávio. "E envolver os familiares nesse processo, com o objetivo de socializar e oportunizar a essas famílias de baixa renda o incremento nutricional promovido pelo cultivo", acrescenta ao explicar que o que for produzido será divido entre as famílias participantes.

O professor enfatiza, também, o viés de educação ambiental de sua proposta: "durante a construção da horta, os envolvidos serão capacitados sobre a importância ecológica dos agroessistemas, bem como sobre os benefícios ambientais promovidos pela escolha de manejos alternativos (sistema e forma de irrigação e adubação orgânica)". Além disso, segundo ele, o envolvimento na prática despertará nos estudantes a reflexão sobre a relevância da interação entre componentes bióticos e abióticos, que são, respectivamente, os seres vivos de um ecossistema (plantas, animais, micro-organismos) e os componentes "não vivos" do meio ambiente (como solo, água e atmosfera).

A horta comunitária será construída dentro do campus Montes Claros, em uma parte do terreno destinada a atividades de meio ambiente e sustentabilidade. O recurso solicitado para financiamento do projeto foi de R$ 10 mil, que corresponde ao orçamento inicial para implantação da horta. "Existe, entretanto, a possibilidade de estabelecer novas parcerias para ampliação e continuidade do projeto", afirma Otávio.

A implantação está prevista para iniciar no próximo mês de dezembro. A seleção dos alunos participantes será por meio de edital e as famílias beneficiadas serão selecionadas pelo banco de informações do Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes do Campus, que é parceiro do projeto.

Devido à necessidade de distanciamento social, o professor Otávio explica que a ideia é iniciar a divulgação do projeto e a capacitação dos envolvidos de forma remota, por meio das mídias virtuais. Quando chegar o momento das atividades práticas, ele garante que elas "serão organizadas de forma a atender todas as medidas preventivas".

horta comunitária sustentabilidade solidariedade

Girleno Alencar


24 de outubro de 2020


Gazeta Norte Mineira


Compartilhe:

Outras Notícias