Portal

"Projeto SensibilizArte" leva arte e lazer ao Lar Betânia e segue agenda no HUCF, aos domingos

Acadêmicos do comitê IFMSA Unimontes coordenam o SensibilizArte
Crédito: Divulgação

Inserir a arte, cultura, diversão e lazer na recuperação de um paciente e minimizar a ansiedade dos familiares e acompanhantes. Este é o propósito do projeto "SensibilizArte", que a Universidade Estadual de Montes Claros desenvolve no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e em instituições sociais da cidade.

A próxima intervenção, que envolve acadêmicos de diversos cursos como voluntários, será no próximo sábado (24 de agosto), no Lar Betânia, casa de repouso para pessoas da terceira idade em Montes Claros. Neste semestre, os trabalhos começaram no último dia 11, no próprio HUCF.

Trata-se de uma ação de extensão vinculada ao comitê da Unimontes para a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (original em inglês International Federation of Medical Students' Associations – IFMSA/Brazil), em parceria com o HUCF.

"A nossa finalidade é tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, garantindo o bem-estar emocional e social dos pacientes e seus acompanhantes durante a permanência no HUCF", explicou a presidente do projeto, Luciana Ribeiro Amaral. As ações vão desde contação de histórias e oficinas de artesanato a "palhaçoterapia" e musicoterapia.

O "SensibilizArte" está em seu terceiro ano e todo acadêmico da universidade que tiver interesse em participar é bem-vindo. "As nossas ações são fixas e acontecem aos domingos à tarde no HUCF. Porém, no decorrer do projeto, fazemos ações em outras instituições sociais da cidade sem dias fixos na semana", completa a voluntária.

Instituições como o Asilo São Vicente de Paula – Lar Betânia –, Fundação Sara Albuquerque, Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Orfanato), Projeto Presente, Casa Santa Bernadete, entre outros.

Para quem tem interesse em fazer parte do projeto, o contato pode ser feito pelo instagram: @sensibilizarte

arte cultura sensibilizarte

WebTerra Notícias


20 de agosto de 2019



Compartilhe:

Outras Notícias