Portal

Rede Voluntariado propõe Natal unificado na região

Crédito: Divulgação

A Rede Voluntariado, instituição de responsabilidade social da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Norte (Fiemg) e Sociedade Rural de Montes Claros, lançou ontem o projeto "Natal Unificado", que pela primeira vez seria realizado na região. O projeto será apresentado na próxima sexta-feira, dia 6 de novembro, às 9 horas, na CDL. Nessa semana foi fechado com a Ação Solidária Adventista (ASA) o apoio ao "Mutirão de Natal" e hoje será realizada reunião com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC), responsável pela campanha "Natal Sem Fome". A meta é garantir que de forma organizada, maior quantidade de crianças e famílias carentes sejam beneficiadas no Natal desse ano.

O diretor da Rede Voluntariado, Edenilson Durães, explica que é comum serem realizadas várias ações natalinas, de forma isolada e que muitas vezes tem superposição de atividades, podendo crianças e famílias de alguns regiões receberem presentes e cestas básicas de mais de uma campanha, enquanto outras ficam sem qualquer ajuda. "O papel da Rede Voluntariado é cooperar com as diversas iniciativas, respeitando a autonomia de cada entidade na sua ação. O que propomos é a sinergia entre as coordenações, compartilhando informações e tomando decisões em cooperação mútua para maximizar os resultados. Este ano, em função da pandemia de COVID-19, tivemos vários exemplos neste sentido, como o projeto Ações Solidárias, proposto pelo Ministério Público, onde mais de 3.000 famílias foram atendidas. Este é um modelo que podemos seguir também agora no Natal."

A ASA promove todos os anos o "Mutirão de Natal", criado em 1994 com objetivo de arrecadar alimentos e roupas para entregar a pessoas necessitadas durante as datas comemorativas do final do ano, especialmente no Natal. A ideia se espalhou e atualmente o mutirão acontece em centenas de cidades, em todos os estados do Brasil e outros países da América do Sul, contando com voluntários membros e não membros da Igreja Adventista, que iniciou este movimento. O lema "Podemos Fazer Mais" mostra que o Mutirão de Natal pode fazer muito mais que somente doar alimentos. A proposta é ajudar a mudar a vida das pessoas necessitadas e fazer algo mais para motivá-las a sair da situação de carência em que se encontram. Esse desenvolvimento pode ocorrer com atenção médica, psicológica, cursos e diretrizes para a geração de emprego e renda, dentre outras coisas. Este ano a iniciativa tem o apoio da Rede Voluntariado, que está convidando toda a sociedade civil organizada, empresários, profissionais, imprensa, para o desenvolvimento de um trabalho solidário unificado na nossa região.

natal solidariedade

Girleno Alencar


30 de outubro de 2020


Gazeta Norte Mineira


Compartilhe:

Outras Notícias