Revista ACI - Outubro 2023
Na edição anterior da Revista ACI tratamos sobre o Mapa de Empatia, ferramenta útil para conhecer melhor o perfil do cliente. Agora vamos falar sobre o canvas Proposta de Valor, uma representação visual que ajuda as organizações a:
A ferramenta é composta por dois quadros interligados: o Perfil do Cliente e o Mapa de Valor. Cada um contém três perguntas correlacionadas que devem ser analisadas e respondidas pelo pessoal chave da organização. As questões apresentadas são ligadas entre si, por isso é possível que a partir da resposta seguinte a anterior possa ser melhorada. Por isso revisem tudo até que a equipe sinta que as questões foram contempladas satisfatoriamente.
Reconheçam o que os clientes querem alcançar, envolvendo benefícios emocionais, funcionais, sociais que atendam suas necessidades ou satisfaçam seus desejos.
Destaquem como o que a sua empresa oferece aos seus clientes traz uma experiência satisfatória em relação às expectativas de ganhos deles.
Apontem dificuldades, problemas, frustrações que os clientes enfrentam nas suas atividades, buscando compreender o que precisa ser resolvido.
Indiquem como os produtos e serviços da empresa aliviam ou resolvem as dores dos clientes, apontadas na questão anterior, avaliando se eles de fato atendem às necessidades do cliente.
Identifiquem objetivos e desafios diários dos clientes, buscando compreender as tarefas que eles realizam em seus em empreendimentos.
Relacionem os produtos e serviços oferecidos pela empresa que auxiliam os clientes em suas tarefas, aliviando dores e criando ganhos. Aproveitem para identificar oportunidades para aprimoramento bem como criação de novos produtos e serviços.
eficiencia sucesso empresarial cliente proposta de valor
Publicado em: 10 de outubro de 2023
Edenilson Durães
Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil
Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial
Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen
Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento
Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)
Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)
Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)
Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)
Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)
Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)
Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley
Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano
Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria
Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)
Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade