Portal

Criação de valor para clientes


Atendendo necessidades e desejos de forma eficaz

Revista ACI - Outubro 2023

Na edição anterior da Revista ACI tratamos sobre o Mapa de Empatia, ferramenta útil para conhecer melhor o perfil do cliente. Agora vamos falar sobre o canvas Proposta de Valor, uma representação visual que ajuda as organizações a:

  • Desenvolver soluções com foco nos clientes, criando produtos e serviços que realmente agregam valor;
  • Identificar oportunidades de inovação e melhorias para atender às mudanças nas demandas do mercado;
  • Facilitar a comunicação interna, alinhando a equipe com a entrega de valor aos clientes;
  • Orientar as ações de marketing a fim de aumentar o reconhecimento pelo mercado e melhorar resultados da empresa.

A ferramenta é composta por dois quadros interligados: o Perfil do Cliente e o Mapa de Valor. Cada um contém três perguntas correlacionadas que devem ser analisadas e respondidas pelo pessoal chave da organização. As questões apresentadas são ligadas entre si, por isso é possível que a partir da resposta seguinte a anterior possa ser melhorada. Por isso revisem tudo até que a equipe sinta que as questões foram contempladas satisfatoriamente.

Perfil do Cliente
Quais são os seus ganhos?

Reconheçam o que os clientes querem alcançar, envolvendo benefícios emocionais, funcionais, sociais que atendam suas necessidades ou satisfaçam seus desejos.

Mapa de Valor
Como geramos ganhos?

Destaquem como o que a sua empresa oferece aos seus clientes traz uma experiência satisfatória em relação às expectativas de ganhos deles.

Perfil do Cliente
Quais são as suas dores?

Apontem dificuldades, problemas, frustrações que os clientes enfrentam nas suas atividades, buscando compreender o que precisa ser resolvido.

Mapa de Valor
Como aliviamos as dores?

Indiquem como os produtos e serviços da empresa aliviam ou resolvem as dores dos clientes, apontadas na questão anterior, avaliando se eles de fato atendem às necessidades do cliente.

Perfil do Cliente
Quais são as suas tarefas?

Identifiquem objetivos e desafios diários dos clientes, buscando compreender as tarefas que eles realizam em seus em empreendimentos.

Mapa de Valor
Quais são os nossos produtos e serviços?

Relacionem os produtos e serviços oferecidos pela empresa que auxiliam os clientes em suas tarefas, aliviando dores e criando ganhos. Aproveitem para identificar oportunidades para aprimoramento bem como criação de novos produtos e serviços.

eficiencia sucesso empresarial cliente proposta de valor

Publicado em: 10 de outubro de 2023

Edenilson Durães


Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen


Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento


Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)


Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)


Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)


Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)


Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)


Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley


Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


Compartilhe:

Outros Artigos