Revista ACI - Abril 2024
A análise de competitividade é essencial para os negócios e pode ser determinante para garantir a sobrevivência do empreendimento. Num ambiente altamente competitivo, as empresas precisam desenvolver estratégias eficazes para se destacar e atrair clientes. Isso requer a avaliação do próprio negócio, bem como dos seus concorrentes diretos e indiretos.
Qualidade do produto ou serviço, inovação, preço competitivo, eficiência operacional e satisfação do cliente são elementos chave para impulsionar a competitividade de uma empresa. Aquelas que conseguem dominar esses aspectos têm uma maior probabilidade de sucesso em um mercado competitivo.
Qual é o foco do seu negócio? Defina com clareza o que a sua empresa faz e para quem, destacando a experiência que oferece ao seu cliente e o benefício que atende seu desejo ou necessidade.
Qual é a sua força de venda? Apresente como a sua empresa se torna conhecida, suas estratégias de marketing e principais meios de divulgação.
Qual é o seu raio de atuação? Identifique a área geográfica coberta pelo seu empreendimento.
Qual é a sua força de trabalho? Relacione com quem você conta para realizar o trabalho, seja pessoal próprio ou terceiros.
Qual é o poder de barganha dos fornecedores? Avalie o grau de dependência dos seus principais fornecedores e a influência que eles exercem sobre o seu negócio.
Qual é o poder de barganha dos clientes? Analise o grau de sujeição aos clientes determinado pela percepção de valor em relação aos seus produtos e serviços e as implicações nas negociações.
Quais são as barreiras de entrada no mercado? Identifique as dificuldades para o surgimento de novos empreendimentos concorrentes.
Quais são os produtos e serviços substitutos? Relacione aquilo que é ofertado e que pode substituir o que a sua empresa vende.
Como é a rivalidade entre concorrentes? Avalie as ações das empresas para conquistarem clientes e os impactos positivos em criatividade e inovação ou negativos em guerra de preços e ataques desleais.
A partir destas análises, a empresa poderá perceber tendências de mercado, demandas dos consumidores, estratégias de precificação e posicionamento de produtos. Isso permitirá identificar oportunidades, desafios e áreas de melhoria em seu próprio negócio, podendo ajustar suas estratégias para se destacar no mercado e atender às necessidades dos clientes de forma mais eficaz.
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Publicado em: 27 de março de 2024
Edenilson Durães
Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil
Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial
Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen
Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento
Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)
Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)
Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)
Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)
Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)
Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)
Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley
Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano
Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria
Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)
Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade