Portal

Método ajuda a mitigar ameaças e potencializar oportunidades


Análise de ambiente na organização é fundamental para a tomada de decisões

Revista ACI - Fevereiro2024

Analisar os contextos interno e externo é essencial para que a empresa possa definir e priorizar ações que possibilitem a maximização de resultados. Uma ferramenta amplamente utilizada para este fim é a Análise SWOT. Este método consiste em identificar os principais fatores positivos e negativos, tanto na organização como fora dela, servindo de base para planejamento e tomada de decisões.

AMBIENTE INTERNO

Fatores internos são aqueles específicos da empresa e sobre os quais os gestores têm controle. Forças são características positivas que a organização possui e a coloca em vantagem competitiva, como tecnologia de ponta, equipe talentosa, reputação no mercado e cultura organizacional robusta. Fraquezas representam aspectos que limitam a eficácia da empresa e podem prejudicar sua competitividade, como falta de recursos financeiros, processos ineficientes, gestão inadequada ou problemas de qualidade.

AMBIENTE EXTERNO

Fatores externos são aqueles que estão além da empresa e, portanto, fora do controle dos gestores, mas que podem ser monitorados. Oportunidades são condições ou fatos que a empresa pode aproveitar, como avanços tecnológicos, lacunas na concorrência, novos parceiros estratégicos no mercado ou tendências emergentes. Ameaças são fatores negativos que representam riscos, como concorrência acirrada, mudanças regulatórias, crises econômicas, taxas de juros elevada.

ANÁLISE E APLICAÇÃO

A identificação das principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças deve ser feita com muito critério. Elementos importantes não podem ser omitidos e a classificação deve ser adequada, pois, um mesmo fator, por exemplo, pode ser visto como oportunidade ou ameaça. Após esta etapa, é preciso correlacionar as informações, especialmente oportunidades com forças que podem servir de alavanca e ameaças com fraquezas que devem ser mitigadas para reduzir riscos. A oportunidade de novos parceiros estratégicos no mercado, por exemplo, se correlaciona com a reputação da empresa no mercado, que é uma força. Taxa de juros elevada, que representa uma ameaça, se correlaciona com falta de recursos financeiros, uma fraqueza da empresa. Com base nas análises, é preciso definir ações que possibilitem aproveitar oportunidades e minimizar riscos. Cabe também destacar que a Análise SWOT deve ser revista regularmente, pois as condições de negócios estão em constante mudança.

eficiencia sucesso empresarial swot ambiente

Publicado em: 05 de fevereiro de 2024

Edenilson Durães


Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen


Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento


Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)


Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)


Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)


Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)


Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)


Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley


Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


Compartilhe:

Outros Artigos