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Eficiência para o sucesso empresarial


Todo empresário deseja o sucesso do seu empreendimento e um dos fatores essenciais para isso é a eficiência da organização

Revista ACI - Junho 2023

Alinhado com a nossa missão de desenvolver o segmento empresarial, contribuindo para o êxito de seus negócios, estamos iniciando aqui na Revista ACI uma série sobre este tema, abordando aspectos teóricos e práticos, a fim de que você possa identificar oportunidades e implantar melhorias na sua empresa.

Planejamento estratégico

Um dos pontos essenciais para que um empreendimento seja eficiente é que haja direcionamento e alinhamento de esforços e recursos a fim de alcançar os objetivos propostos. E não importa o tamanho ou o ramo de atividade da empresa. Esta é uma necessidade comum a todas as organizações e a elaboração e implantação do planejamento estratégico é possível em qualquer empreendimento.

Além de estruturar o negócio para que ele possa crescer de forma organizada, o planejamento estratégico contribui para a agilidade e assertividade na tomada de decisões, facilita a priorização das ações, otimiza tempo, aumenta o engajamento da equipe, proporciona ganhos de produtividade e qualidade, reduz desperdícios e retrabalhos, entre outros ganhos.

Identidade Organizacional

Para Sócrates, um dos principais filósofos da Grécia antiga, o autoconhecimento é o ponto de partida para uma vida mais equilibrada, conceito que também pode ser aplicado às organizações. E a “Filosofia” da empresa tem como base a sua missão, a sua visão e os seus valores. Preferencialmente eles devem ser construídos coletivamente. Além de agregar e valorizar aptidões e habilidades das pessoas, esta prática favorece o comprometimento delas. É importante destacar ainda que tanto o mercado como a empresa são dinâmicos e, por isso, revisões ao longo do tempo são necessárias.

A razão da existência de um empreendimento é expressa em sua missão. Para sua definição, o foco deve estar no benefício entregue ao cliente e não no produto ou serviço em si. Lembre-se que as pessoas não estão dispostas a pagar simplesmente para receber um determinado produto ou serviço, mas para usufruírem deles. A redação deve ser objetiva e clara, facilitando a compreensão e disseminação.

A visão de uma empresa expressa onde ela deseja chegar, sendo muito importante no estabelecimento de uma base para tomada de decisões, além de possibilitar o alinhamento das ações. A fim de que seja útil como norteador, deve fazer sentido para as pessoas e representar um desafio possível de ser alcançado. É essencial buscar o equilíbrio entre ser estimulante sem ser utópico a ponto de causar desânimo pela falta de perspectiva da conquista.

Os valores são considerados o DNA da organização e representam ideais de atitudes e de comportamentos. Por serem balizadores das ações individuais e coletivas, devem ser seguidos por todos e são especialmente importantes para a seleção e capacitação das pessoas para o time empresarial. Na sua definição, devem ser consideradas palavras ou expressões que representem atitudes e comportamentos pelos quais a empresa gostaria de ser lembrada e admirada. São alguns exemplos: Comprometimento, Humanidade, Criatividade, Integridade, Cooperação, Excelência e Sustentabilidade.

A identidade organizacional da sua empresa está definida e atualizada? Os integrantes da sua equipe a conhecem e praticam? Se não, mãos à obra!

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Publicado em: 13 de junho de 2023

Edenilson Durães


Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen


Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento


Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)


Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)


Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)


Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)


Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)


Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley


Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


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