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Modelagem de negócios


Mapeando o caminho para o sucesso

Revista ACI - Novembro 2023

Após tratarmos nas edições passadas sobre identidade organizacional, análise de cliente e proposta de valor, agora vamos falar um pouco sobre modelagem de negócio, utilizando o Business Model Canvas. Esta ferramenta é especialmente útil para novos empreendimentos, mas pode e deve ser aplicado também em empresas já estabelecidas. O mercado é dinâmico e descrever e visualizar o modelo de negócios no quadro proposto, possibilita uma melhor compreensão e análise para identificar necessidades de alterações e oportunidades de aprimoramento.

O Business Model Canvas é estruturado para uma construção lógica a partir do preenchimento de blocos que interagem entre si. Parte de aspectos emocionais, tratando da segmentação de mercado, benefícios que a empresa oferece, distribuição e relacionamento, culminando com as fontes de receitas. O quadro é completado com aspectos racionais, abordando recursos, atividades e parcerias principais e finalizando com a estrutura de custos. Vejamos um pouco mais sobre cada bloco.

  1. Segmentos de Cliente - Para que grupos de pessoas ou organizações o seu negócio cria valor? Definir e segmentar o mercado é a base para os demais blocos. Pode-se orientar em personas de modo a compreender as necessidades e características específicas de cada segmento.
  2. Proposta de Valor - Que benefícios o seu empreendimento entrega ao seu cliente? Apresente soluções que resolvam problemas ou satisfaçam necessidades do seu público alvo.
  3. Canais de Distribuição - Como seus produtos e serviços chegam aos clientes? Descreva por onde seu negócio pode distribuir e vender diretamente, como loja, site, equipe de vendas, ou indiretamente, como representantes, revendedores, marketplaces.
  4. Relacionamento com o Cliente - O que sua empresa faz para ser lembrada e ter a preferência dos clientes? Destaque as ações que podem ser desenvolvidas para atrair e reter clientes.
  5. Fontes de Receita - Como e quanto a sua empresa recebe pelo que oferece? Avalie as diversas possibilidades de trazer capital para o seu negócio como, por exemplo, venda, assinatura, licenciamento, bem como de quem cobrar e até quanto estão dispostos a pagar.
  6. Recursos-Chave - Quais são os recursos mais importantes para o seu empreendimento? Liste o que não pode faltar para que a sua empresa consiga entregar a sua proposta de valor aos clientes, manter os canais e gerar receitas.
  7. Atividades-Chave - Quais são as ações mais relevantes para o funcionamento do seu negócio? Aponte o que a sua empresa deve fazer para garantir o êxito nas suas operações, na comercialização e na administração.
  8. Parcerias-Chave - Quem são seus principais parceiros? Identifique pessoas e organizações especialmente úteis e que podem contribuir significativamente para otimizar o seu empreendimento e ajudar a reduzir riscos do seu negócio.
  9. Estrutura de Custos - Quais são os gastos mais relevantes da sua empresa? Aponte os gastos fixos e variáveis mais caros bem como formas de pagamentos, avaliando possibilidades de otimização.

Agora, que tal ir para a prática? Prepare um quadro com os blocos do Business Model Canvas, post-its, canetas, reúna sua equipe e mãos à obra. Além de possibilitar uma visão abrangente e compartilhada do seu modelo de negócio, poderá trazer insights importantes para melhorá-lo.

Sucesso e até a próxima edição!

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Publicado em: 28 de novembro de 2023

Edenilson Durães


Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen


Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento


Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)


Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)


Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)


Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)


Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)


Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley


Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


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