Revista ACI - Agosto 2023
Você consegue imaginar um negócio de sucesso no qual as expectativas dos clientes não sejam atendidas? Bem difícil, não é? Para que a empresa alcance êxito, ela precisa conhecer bem o seu cliente e trabalhar para que suas necessidades e/ou desejos sejam atendidos e, se possível, superados.
Para auxiliar neste desafio, a empresa XPLANE criou o Mapa de Empatia, um recurso visual e colaborativo com objetivo de identificar sentimentos, desejos, comportamentos e dores do cliente ideal de um negócio, chamado de persona. Para aplicar a ferramenta, reúna o seu pessoal chave e monte o quadro respondendo sete perguntas.Definam a persona, ou seja, um personagem que represente o cliente ideal para o seu negócio, e busquem obter uma visão geral dela. Identifiquem suas características básicas, o contexto em que ela se encontra e que papel ela desempenha neste contexto.
Pensem nos desafios da sua persona para ela alcançar seus objetivos. É importante especificarem que trabalhos ela quer ou precisa fazer, o que deve fazer de diferente, que decisões precisa tomar e como saber se ela está obtendo êxito.
Imaginem o ambiente no qual a sua persona está inserida e as principais influências e estímulos que recebe. O que ela vê no mercado e ao seu redor, o que ela vê os outros fazendo e o que ela assiste e lê.
A partir das interações da empresa com seus clientes busquem identificar assuntos de interesse da persona e como ela se comunica. O que ouvem ela dizer e o que podem imaginar ela dizendo.
Especifiquem comportamentos, hábitos e atitudes da sua persona. O que ela faz atualmente, que comportamentos podem observar, o que podem imaginar ela dizendo.
As informações recebidas influenciam percepções, motivações e decisões. Busquem compreender o que a persona ouve de amigos, de colegas, na mídia e nas redes sociais.
Por fim, busquem explorar a mente da persona, mapear seus medos, frustrações e ansiedades, suas necessidades e desejos, bem como outros pensamentos e sentimentos que podem motivar seu comportamento.
O mercado está em constante mudança, por isso conhecer o cliente é um desafio contínuo. Que tal utilizar esta ferramenta para atualizar sua percepção sobre seus clientes? Reúna seu time e mãos à obra.Fonte: http://gamestorming.com/ empathy-map
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Publicado em: 25 de agosto de 2023
Edenilson Durães
Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil
Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial
Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen
Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento
Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)
Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)
Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)
Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)
Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)
Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)
Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley
Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano
Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria
Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)
Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade