Portal

Trilhando o caminho ESG: envolvimento da liderança

Revista ACI - Dezembro 2022

Em meu artigo da edição 70ª da Revista ACI, afirmei que ESG (Ambiental, Social e Governança em inglês) é um caminho sem volta para as empresas em função das regulamentações e das exigências crescentes de clientes, fornecedores e investidores. Agora vamos tratar sobre uma condição essencial para trilhar este caminho, que é o envolvimento da liderança corporativa. Relembre momentos que foram transformadores em seu negócio. Independentemente se a causa foi interna ou não, certamente a liderança foi um ponto chave naquele processo. Portanto, ela também será fundamental para que o seu empreendimento adote com sucesso uma agenda ESG.

O ponto de partida é a decisão. Ela deve ser baseada na consciência da importância para geração de resultados a longo prazo, bem como no desejo de promover transformações e deixar um legado. Ou seja, mente e coração em sintonia, produzindo engajamento. Sem isso a implantação estará comprometida. Então, avalie a necessidade de conhecer melhor o assunto, a fim de que haja convicção na tomada da decisão e empenho com a sua efetivação.

Outro ponto é ser modelo. Esta implantação possivelmente implicará em mudanças na cultura organizacional, por isso é importante que o exemplo venha de cima. As palavras da liderança são necessárias e a pauta ESG deve se fazer presente nelas. Todavia, de nada adiantarão se não estiverem harmonizadas com as práticas. E pode ser que algumas caraterísticas relevantes devam ser desenvolvidas. Entre elas está a visão sistêmica, que possibilita enxergar além do lucro, identificar oportunidades, desafios e resultados possíveis, fundamentada em dados e com foco no longo prazo. Outra é a inteligência emocional, que possibilita uma avaliação tanto de si como das demais pessoas. Empatia, resiliência e transparência também fazem parte da lista.

A gestão é mais um ponto, começando por definir estratégias e, com base nelas, determinar o que fazer, definir prazos e atribuir responsabilidades, assegurando de que haja compreensão dos objetivos e conhecimento necessário para a realização. Assim como nas demais áreas da organização, as ações ESG requerem mensuração e acompanhamento, verificando se estão de acordo com o planejado e com os propósitos sendo alcançados, ajustando o que for necessário.

Em suma, o tema ESG deve ser compreendido e integrado à organização por decisão da liderança, tendo ela mesma como exemplo e tomando parte da gestão do empreendimento. Assim os negócios poderão prosperar impactando a vida de pessoas e assegurando a perpetuidade do planeta.

esg rsc rse csr responsabilidade social

Publicado em: 29 de novembro de 2022

Edenilson Durães


Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen


Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento


Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)


Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)


Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)


Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)


Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)


Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley


Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


Compartilhe:

Outros Artigos