Portal

ESG: um caminho sem volta para as empresas

Revista ACI - Agosto 2022

Nos dias 27 e 28 de julho tive o privilégio de ser um dos representantes de Minas Gerais no Conexão Contábil, evento realizado em Vitória, Espírito Santo, com transmissão ao vivo pelos canais dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, que contou com mais de 4.000 participantes de todos os estados brasileiros. ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa), foi um dos temas em destaque.

Na primeira parte do evento, foram realizadas visitas técnicas, sendo uma delas na Vale S.A. para conhecimento do programa ESG da empresa. Na oportunidade foram apresentadas ações praticadas para mitigar danos ao meio ambiente bem como projetos executados em benefício da população nos 41 municípios afetados pela Vale no trajeto do minério, desde o quadrilátero ferrífero em Minas Gerais até o porto de Tubarão, no Espírito Santo. A programação contou ainda com painéis temáticos, sendo que o de fechamento foi 'Adoção da ESG nas Empresas de Pequeno e Médio Porte e o Papel Primordial do Profissional da Contabilidade', no qual os debatedores ressaltaram a urgência do tema e a contribuição dos contadores na adoção de ações ESG nas empresas de menor porte.

Tendências

A Agenda 2030, compromisso assumido por 193 países e coordenado pela ONU (Organização das Nações Unidas), demonstra uma preocupação global com o tema. Normas também têm sido estabelecidas, como por exemplo a ISO 14001 Gestão Ambiental, publicada em 1996, a ISO 26000 Responsabilidade Social, publicada em 2010, e a Estrutura Internacional para Relato Integrado, publicado em 2013. No Brasil temos a Norma CFC CTG 09 Relato Integrado, uma referência como metodologia de integração de informação financeira com a não financeira. No TCU, Tribunal de Contas da União, é obrigatório para as unidades de prestação de contas a apresentação do Relato Integrado desde o exercício de 2018.

Exigências de mercado e da legislação gradativamente vão alcançando os negócios. Ser fornecedor de grandes empresas ou participar de processos licitatórios, por exemplo, poderá ser inviável sem o Relato Integrado. A adoção generalizada de práticas e indicadores de ESG é, portanto, questão de tempo. Mas podemos agir agora ao invés de esperar para reagir depois. Produção de riqueza com respeito ao meio ambiente e promoção do desenvolvimento social é uma pauta urgentíssima. O planeta e a humanidade, inclusive de futuras gerações, agradecem!

esg rsc rse csr responsabilidade social

Publicado em: 31 de agosto de 2022

Edenilson Durães


Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen


Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento


Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)


Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)


Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)


Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)


Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)


Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley


Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


Compartilhe:

Outros Artigos