Portal

MONTESCLAROS.ORG.BR, afinal, qual é mesmo a proposta?

Revista ACI - Março 2021

Na 25ª FENICS - Edição Especial Online, realizada no ano passado, a Rede Voluntariado apresentou o portal MONTESCLAROS.ORG.BR. Além de divulgar seus conteúdos, dois importantes objetivos são: aprimorar a gestão das Organizações da Sociedade Civil de Montes Claros e elevar o nível de cooperação entre elas.

Assim, haverá certamente uma evolução das condições para melhorar a vida das pessoas, especialmente das que mais precisam. Espera-se também que elas consigam captar maior volume de recursos de fundos e editais e com isso também aquecer a economia local.

O portal gradativamente vem recebendo mais visitas e muitas pessoas fazem perguntas, desejando conhecer melhor a proposta. Procurando ser didático e objetivo, vou fazer aqui uma apresentação com duas breves histórias.

A ONG da Cristina

Cristina desejava ajudar pessoas carentes no seu bairro e resolveu criar uma ONG. Vivia pedindo ajuda de outras pessoas e de empresas para conseguir manter as atividades que desenvolvia. Quando faltava dinheiro, era obrigada a reduzir e até mesmo paralisar as atividades.

Isso começou a mudar quando ela conheceu o coletivo Sociedade Civil Organizada e resolveu fazer parte. Ganhou uma página no portal para divulgar sua ONG, seus eventos e notícias. Ela também passou a participar de um programa de desenvolvimento do terceiro setor.

A ONG da Cristina implementou um plano de sustentabilidade econômica, e hoje desenvolve atividades que geram receitas e consegue captar recursos de fundos e editais.

A Padaria do Seu João

Seu João é dono de uma padaria e ajudava uma ONG do seu bairro, doando pães diariamente. Ele conheceu o coletivo Sociedade Civil Organizada, que apoia ONGs da cidade, e decidiu contribuir também. Em contrapartida, a padaria do seu João passou a ser divulgada no portal e sua marca foi se tornando cada vez mais conhecida e valorizada.

Depois de algum tempo, a ONG do seu bairro conseguiu implementar um plano de sustentabilidade econômica, desenvolvendo atividades que geram receitas e conseguindo captar recursos de fundos e editais.

Hoje, a ONG compra pães na padaria do seu João. E ele continua ajudando, contribuindo para o coletivo Sociedade Civil Organizada e divulgando sua padaria no portal.

Todos podem contribuir

Este é um projeto da sociedade como um todo. A Rede Voluntariado, iniciativa da ACI que há mais de 10 anos apoia as organizações de Montes Claros, é uma das grandes parceiras do coletivo, sendo responsável pelo registro e controle de todas as ações de voluntariado. Além dela, das organizações e das empresas, estamos conversando com instituições de ensino e definindo juntos possibilidades de trabalhos acadêmicos que possam servir ao coletivo e ao mesmo tempo contribuir para o aprendizado dos estudantes. E todos os cidadãos, acessando o site, conhecendo as organizações, lendo as notícias, participando dos eventos, valorizando as empresas que contribuem e divulgando para parentes e amigos, estarão também dando importantes colaborações.

Do coletivo participam pessoas ligadas a mais de 60 organizações de atendimento, de apoio, de classe, acadêmicas, religiosas. Uma forte rede foi formada e está dando os primeiros passos. Em breve, cremos que Montes Claros vai se tornar uma referência nacional em Responsabilidade Social.

Forte abraço!

MONTESCLAROS.ORG.BR

Objetivos

  • Divulgar as organizações da sociedade civil, suas notícias e eventos
  • Aprimorar a gestão das organizações
  • Promover a cooperação entre elas

Como Contribuir

  • Promova sua empresa no portal
  • Conheça as organizações
  • Leia as notícias
  • Participe dos eventos
  • Divulgue para parentes e amigos

rsc rse csr responsabilidade social sociedade civil

Publicado em: 18 de março de 2021

Edenilson Durães


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Presidente do ED Instituto


Diretor da Rede Voluntariado


Vice Presidente do CODEMC


1º Tesoureiro da ACI


Conselheiro Fiscal da ADENOR


Conselheiro Fiscal do MCRCV&B


Voluntário há mais de 37 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, desenvolvimento humano e empreendedorismo


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe de departamento de ciências contábeis da UNIMONTES


Foi palestrante, consultor e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


Compartilhe:

Outros Artigos