Portal

RSE conecta potencialidades e melhora resultados

Revista ACI - Julho 2021

O tema da 26ª FENICS, que será realizada no período de 5 a 7 de outubro, é de grande relevância, especialmente para este momento em que a economia precisa ser retomada. E a RSE, Responsabilidade Social Empresarial, tem total aderência a ele. Vejamos: todas as empresas gerenciam recursos humanos, organizacionais, materiais e financeiros. Mesmo havendo escassez de um ou mais deles, não existiria empreendimento sem estes fatores. Todo negócio, portanto, é um centro de potencialidades. E a RSE amplia as conexões, dando à empresa a oportunidade de desenvolver de modo especial os seus recursos humanos e organizacionais. Com isso, um dos efeitos possíveis é a melhoria de seus resultados.

Um primeiro passo para quem ainda não implementou a RSE, é estabelecer conexão com uma determinada causa. A escolha pode ser feita livremente pela empresa, mas geralmente são orientados por alguns fatores. Um deles pode ser uma experiência vivida por sócios ou pessoas próximas, como a luta contra uma determinada doença, por exemplo. Outra possibilidade é se basear no negócio e/ou valores da empresa. Assim, uma farmácia pode contribuir para a causa da saúde, um petshop, para a proteção animal, um supermercado, para a segurança alimentar.

O passo seguinte é a elaboração de um planejamento para nortear a sua atuação, levando em consideração organizações e pessoas engajadas na causa definida na região em que se pretende atuar. Envolver os colaboradores deve ser uma das primeiras ações. Além de uma programação de lançamento e da divulgação periódica das ações, pode haver incentivo para a formação de grupo de voluntariado, estabelecimento de critérios específicos em avaliações de desempenho, definição de metas e concessão de benefícios, de acordo com as possibilidades da empresa. Com isso, os colaboradores passam a enxergar objetivos em seus trabalhos que vão além do cumprimento de suas tarefas, e isso contribui para melhorar o espírito de equipe, o engajamento, a retenção de talentos.

Compartilhar conhecimentos e experiências em gestão e em outras atividades da empresa, também é de grande valia. Muitas organizações da sociedade civil precisam de apoio para fazer um planejamento estratégico e até mesmo para implementar controles básicos, como os financeiros, por exemplo. E ações como estas muitas vezes se tornam vias de mão dupla, pois a aplicação em outra organização quase sempre é uma oportunidade de aprimoramento. Mobilização de network e realização de campanhas, são outros fatores relevantes que podem levar à solução de diversos problemas, além de, naturalmente, fortalecer a imagem da empresa junto ao público envolvido.

A empresa pode disponibilizar também recursos materiais, como um veículo, um equipamento, uma sala de treinamento, para atender situações específicas. Pode ainda fazer doações de materiais ou financeiras. É importante destacar a importância de conhecer e aproveitar incentivos fiscais disponíveis. E um bom trabalho de marketing também deve ser desenvolvido, afinal, mais pessoas, além das envolvidas diretamente, precisam saber o bem que a empresa está fazendo à sociedade. Isto é importante como exemplo, inspiração, assim como, por que não, melhorar resultados. Os clientes sentem que, além dos benefícios diretos para si mesmos que terão com os produtos e/ou serviços adquiridos, participam de algo maior e estão contribuindo para melhorar a vida de outras pessoas. E quando empresas que fazem o bem crescem, mais elas poderão fazer.

A RSE influencia a condução dos negócios e torna a empresa mais ética, responsável, sustentável e humana. E a implementação na cultura organizacional de propósitos explícitos de participação na construção de um mundo melhor, bem como os desdobramentos nos relacionamentos com pessoas externas, e o impacto positivo na imagem da marca, são fatores que promovem a melhoria dos empreendimentos.

Melhorando resultados com a RSE

  • As empresas gerenciam recursos humanos, organizacionais, materiais e financeiros e são, portanto, centros de potencialidades.
  • A RSE amplia conexões e dá às empresas oportunidades de desenvolver seus recursos e melhorar resultados.
  • O primeiro passo para implantar a RSE é estabelecer conexão com uma causa social e/ou ambiental, que pode ter vínculo com sua experiência, negócio ou valores.
  • O passo seguinte é elaborar um planejamento, considerando organizações e pessoas já engajadas.
  • Envolver os colaboradores, com divulgação e incentivos, deve ser uma das primeiras ações e isso contribui para melhorar o espírito de equipe, o engajamento, a retenção de talentos.
  • Compartilhar conhecimentos e experiências, além do resultado direto na causa apoiada, é uma oportunidade de aperfeiçoamento.
  • Mobilizar network e realizar campanhas, além de promover soluções, fortalece a imagem da empresa junto ao público envolvido.
  • Disponibilizar recursos materiais e fazer doações, especialmente aproveitando incentivos fiscais, é outra forma importante de contribuir.
  • O marketing social é importante como exemplo e inspiração, bem como para valorização junto ao mercado.
  • A RSE influencia a condução dos negócios e contribui para melhorar resultados.

rsc rse csr responsabilidade social

Publicado em: 08 de julho de 2021

Edenilson Durães


Consultor e mentor nexialista, palestrante, empresário contábil


Referência Regional em Responsabilidade Social Empresarial


Líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes) certificado pelo Instituto Smart Citzen


Conselheiro do CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), membro da Câmara de Administração e Planejamento


Presidente do ED Instituto (Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e Coordenador do Coletivo SCO® (Sociedade Civil Organizada)


Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR (Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais)


Diretor da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros)


Conselheiro Fiscal do MCRC&VB (Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau)


Membro do Conselheiro Curador da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Membro do GT3/MM2032 (Grupo de Trabalho 3, Desenvolvimento Regional Integrado, do Movimento Minas 2032) e Coordenador da CT/FIA-FDI (Câmara Temática Fundos da Infância e Adolescência e Fundos de Direitos dos Idosos)


Membro do Ecossistema de Inovação Norte Valley


Voluntário há 40 anos, especialmente nas áreas da infância e adolescência, empreendedorismo e desenvolvimento terriorial e humano


Bacharel em Ciências Contábeis com pós graduação em Controladoria


Foi professor, coordenador de campus e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros)


Foi consultor, palestrante e instrutor do SEBRAE nas unidades de políticas públicas e de educação, atuando nas áreas de empreendedorismo, mercado, finanças e gestão da qualidade


Compartilhe:

Outros Artigos